Um blog repleto de novidades em saúde, beleza e bem estar

problemas pele no sol

Quem fica com a pele muito exposta ao sol, pode ter diversos problemas. A curto espaço de tempo as manchas poderão aparecer, já a longo prazo, envelhecimento precoce  e câncer de pele.

Na pele, temos dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco. O envelhecimento intrínseco ocorre com o passar dos anos, também chamado de envelhecimento cronológico. O extrínseco decorre de fatores ambientais que interagem com a pele.

Os fatores que contribuem para o envelhecimento extrínseco são a exposição solar e o fumo. O fotoenvelhecimento é o envelhecimento da pele causado pela exposição ao sol e luz visível. A pele fotoenvelhecida tem como características a perda da elasticidade, manchas escuras ou claras, rugas finas e profundas e a alteração da superfície da pele, que pode se apresentar mais áspera, ressecada e descamativa.

Além disso, surgem as ceratoses solares, lesões que atingem a camada mais superficial da pele formando “crostas” e que, eventualmente, podem transformar-se em um câncer de pele. A principal forma de prevenir o envelhecimento da pele é a proteção solar diária através do uso de filtro solar de boa qualidade, que deve ser iniciada na infância.Vale lembrar que mesmo os primeiros raios da manhã já apresentam algum risco para a pele, portanto não deixe de passar o seu filtro solar.

Doenças de pele

O câncer de pele é o tipo mais incidente no Brasil. Este dado está diretamente relacionado à exposição ao sol. Além do fato de que o brasileiro não foi educado para se proteger da luz solar, existe o agravante de que os raios solares estão sendo emitidos cada vez com mais intensidade, devido à destruição da camada de ozônio.

As pessoas de pele clara não aguentam o sol tropical e estão se rendendo à doença. Outro dado importante quando o assunto é câncer de pele é que não são apenas os idosos suas vítimas – ao contrário do que muita gente pensa, já que o efeito do excesso de exposição à radiação é cumulativo, mesmo dentro do carro temos que usar filtro solar todos os dias. Cada vez mais, jovens de ambos os sexos estão sendo acometidos pela doença, devido ao excesso de exposição ao sol e a hábitos que não incluem a proteção.

valéria campos

About these ads

Comentários em: "Quais problemas o sol pode causar na pele?" (2)

  1. obrigado meu trabalho agora ta uma beleza eu adoro vcs ta beijos luar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 316 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: